Abaixo, seguem algumas dicas de utilização do site:
Como navegar:
- Menu Principal – O menu principal dá acesso às principais informações referentes ao Portal da Transparência da Prefeitura de Piracicaba e seu funcionamento, detalhados a seguir:
- Home -> É a página inicial do Portal, informando sobre sua finalidade e funcionamento.
- Legislação -> Permite acesso à Lei 12.527 de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
- SIC -> Contém informações sobre o Sistema de Informação ao Cidadão e como utilizá-lo.
- Diário Oficial -> Acesso para visualização e download do Diário Oficial do município.
- Secretarias -> Informações detalhadas das unidades, endereços, telefones e horários de funcionamento de cada secretaria.
- Manual -> Guia básico de utilização do site.
- Glossário -> Dicionário dos principais termos e palavras utilizados no Portal e relatórios.
- Fale Conosco -> Principal canal de contato com a Prefeitura.
- Menu de Relatórios – O menu de relatórios permite acessar informações sobre a administração pública. Os tipos e funcionamento dos relatórios disponíveis estão detalhados logo abaixo.
- Rodapé
- Top 3 semanal – São os 3 relatórios mais acessados na semana.
- Mais acessados – São os 3 relatórios mais acessados, de maneira geral.
Relatórios:
- Apresentação – Um breve descritivo do relatório e as informações que contém.
- Filtros
- Facilitam a busca por uma informação específica. Os filtros podem variar entre os relatórios, dependendo das informações disponibilizadas.
- Podem ser selecionados um ou mais filtros, de acordo com as informações do relatórios.
- Os campos abertos para digitação (Ex. Nome, Cargo, etc) podem ser preenchidos com palavras completas ou parciais (Ex. Professor ou Prof).
- Exportação – O Portal permite a exportação das informações dos relatórios para Excell, texto e PDF. Eles também podem ser compartilhados pelo Facebook ou Twitter, além de poder imprimi-los.
- Ordenação – É possível ordenar o relatório por qualquer um de seus campos. Basta clicar sobre o campo desejado. Por padrão, os relatórios são ordenados pelo primeiro campo, de forma crescente.
Atualização das Informações:
- Periodicidade – As informações são atualizadas diariamente e contém, sempre, os dados do dia anterior (quando disponíveis).